Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Ação retira mais de 4,8 toneladas de lixo do Rio Passo Fundo

O trabalho permanente de limpeza e monitoramento do Rio Passo Fundo, que envolve ainda o Arroio Santo Antônio e arredores, vem garantindo a proteção dos recursos hídricos no município e promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Iniciado em 2015 com o objetivo de reduzir os impactos da poluição, o monitoramento feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, resulta também na remoção dos resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres para incentivar a comunidade a fazer o descarte correto de diversos tipos de materiais.

Iniciada em janeiro, uma nova etapa da operação de limpeza já resultou na remoção de 4,8 toneladas de lixo do interior do Rio Passo Fundo. “A ação tem sido importante para assegurarmos a manutenção das margens e do leito do Rio, trabalhando também aspectos da educação ambiental”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, fazendo uma alusão à data do Dia Mundial da Água, celebrado ontem. “É uma data em que aprofundamos a reflexão sobre a qualidade e a preservação deste recurso, fundamental para todos nós”.

O Rio que dá nome ao município e corta a cidade, historicamente, teve papel fundamental na formação e desenvolvimento da comunidade. Na zona urbana, o Rio possui cerca de 13 quilômetros de extensão, passando pela região mais urbanizada da cidade, escoando no sentido norte. Cerca de 40% do fornecimento hídrico para consumo é garantido pelo Rio. “Por isso, este projeto ambiental é essencial. Além da efetiva limpeza e monitoramento, também queremos fomentar ações educativas junto às comunidades para aumentarmos o controle e fiscalização que coíbam ações de degradação, contaminação e poluição dos recursos hídricos no território do município”, reforçou a secretária.

Números da coleta de lixo no Rio Passo Fundo

2015 – 315,80 toneladas

2016 – 315,51 toneladas

2017 – 242,83 toneladas

2018 – 151,21 toneladas

2019 – 58,77 toneladas

2020 – 57,32 toneladas

Fonte: O Nacional

Deixe uma resposta