Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Biblioteca online e grátis reúne referências de tricô

A quarentena fez muita gente adotar novos hábitos para o dia a dia. Os perfis nas redes sociais não mentem: o tricô e o crochê certamente foram dois deles. E a internet, esse mar de informação, tem uma boa notícia para quem gosta da arte de entrelaçar fios com a ajuda de agulhas: você precisa conhecer a Knitting Reference Library, uma biblioteca online — e gratuita — repleta de livros e referências que ensinam muito sobre a história e as técnicas do tricô. 

A Biblioteca de Referências em Tricô, em tradução livre em português, é um acervo virtual criado a partir de uma iniciativa da Universidade de Southampton, na Inglaterra. Todos os livros da biblioteca virtual podem ser acessados por qualquer pessoa. Alguns tutoriais, mesmo que protegidos por direitos autorais, estão disponíveis para serem baixados diretamente do site. 

O material que compõem o arquivo digital foi publicado entre os anos de 1840 e 2012. Mesmo que você não tenha habilidade com as agulhas ou não pretenda ficar horas tricotando, vale a pena mergulhar nas páginas do acervo para entender um pouco sobre o papel social e histórico que a arte de tricotar desempenhou no mundo. 

Segundo o site da Knitting Reference Library, o acervo da biblioteca inclui uma série coletada por Montse Stanley datada de 1881. Há ainda uma série de manuais de tricô vitorianos doados por Richard Rutt. A Universidade de Southampton pretende adquirir novos materiais para a biblioteca como forma de preservar a coleção e manter a história do tricô viva. 

Recentemente, listamos os padrões de tricô por colecionador, seguidos pelo tipo de malhas, organizados por décadas. Um projeto piloto está atualmente em andamento para digitalizar uma seleção dos padrões, embora isso dependa da liberação de direitos autorais. Também estamos catalogando os periódicos e revistas, além de verificar os acervos de cada título”, diz o site da instituição. 

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta