Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Caminho das Missões vence prêmio nacional de cultura

O Caminho das Missões venceu a maior premiação na área do Patrimônio Cultural em todo o país. Concorreram no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo) mais de 500 projetos em todo o Brasil, sendo o Caminho das Missões o único premiado em toda a Região Sul do Brasil. Ainda no estado gaúcho o projeto “Lãs do RS” recebeu Menção Honrosa.

Os projetos passaram pelo crivo das comissões dos respectivos estados e, posteriormente, pela comissão Nacional de Avaliação, formada por 21 especialistas de renome na área do Patrimônio Cultural entre técnicos, pesquisadores e professores universitários, além da presidente e diretores de cinco departamentos do Iphan. Critérios como excelência, inovação e originalidade, mobilização da comunidade, compromisso ambiental e o uso de uma visão ampla do Patrimônio Cultural foram avaliados.

O Caminho das Missões, desde o ano 2000, está organizando as comunidades da Região Missioneira, treinando, qualificando e, especialmente, caminhando. No início com caminhadas experimentais e depois se trabalhou caminhadas de quatro dias desde São Miguel das Missões, depois de nove dias desde São Nicolau, mais tarde de 15 dias desde São Borja e, em 2019, de 30 dias, unindo os 30 Povos, Paraguai, Argentina e Brasil, sempre chegando em Santo Ângelo.

Os Patrimônios da Humanidade do Caminho, os Patrimônios Nacionais, a história da formação da América, fazem do Caminho das Missões o mais reconhecido local de peregrinações da América Latina. Diariamente, peregrinos do mundo caminham pelas antigas estradas dos Guaranis e Jesuítas. No dia 26 de dezembro iniciou uma caminhada de 10 dias, para homenagear a entrada do Ano Novo.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta