Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Pacientes do Caps Reviver de Caxias produzem casinhas para cachorros de moradores de rua

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver, de Caxias do Sul, desenvolve diversas atividades preventivas e educativas junto à rede de saúde pública, com o objetivo de auxiliar na melhora dos quadros clínicos dos usuários. Uma das oficinas, que ocorre durante o turno da manhã, é a de marcenaria. Com materiais recebidos por doação ou recolhidos em lixeiras, 11 usuários estão trabalhando na produção de casinhas para cachorros de moradores de rua.

Um dos beneficiados com o projeto foi o Lasanha, um cão que foi adotado por uma recicladora que é moradora do bairro Beltrão de Queiroz. A entrega da casinha confeccionada pelos usuários ocorreu na manhã de quarta-feira (25), pelos professores da oficina. 

De acordo com a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Nivea Rosa, os usuários também utilizam pallets de madeira para produzir bancos, prateleiras e outros móveis, bem como materiais recicláveis como garrafas pet e tampinhas para produzir mandalas e objetos decorativos.

— Essas atividades estão dentro do Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, e são para a melhor recuperação do quadro clínico deles também. Até porque esses usuários entram em processo de abstinência, e após, sempre é importante que eles possam estar inseridos em oficinas — explica.

Além das atividades de produção das casinhas e de móveis, os usuários também participam de oficinas de música, artes, hortas e outras. Por causa da pandemia, os serviços estão sendo realizados com as todas as medidas de segurança, que envolvem o distanciamento social e o uso de EPIs.

A sede do Caps Reviver está localizada na Rua Júlio de Castilhos, nº 3.401, em frente ao Parque Cinquentenário.

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta