Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Professor faz campanha para arrecadar notebooks para alunos em situação de vulnerabilidade em Canoas

Professor há 34 anos, a maior parte em escolas públicas, Valter Schmeling, iniciou na última semana de julho uma campanha (independente) para arrecadar computadores e notebooks, auxiliando estudantes de Canoas que não tem condições financeiras e que dependem dos equipamentos para acompanhar as aulas remotas. “É sabido que grande parte dos alunos não tem acesso aos equipamentos necessários e nem internet para acompanhar as aulas à distância, uma realidade que deve se estender pelo próximo ano.” 

Schmeling disse que em quatro meses rodou mais de 1.000 quilômetros e arrecadou cerca de 200 notebooks, 50 CPU´s, 40 monitores, além de teclados, mouses e outros componentes eletrônicos. “A cada três computadores, conseguimos montar um. Ou seja, conseguimos entregar até agora 57 equipamentos em pleno funcionamento, mas sabemos que a demanda é muito maior.” 

Para consertar e montar os componentes, ele conta com ajuda do filho e de um amigo, que possui uma empresa que trabalha no ramo. Entretanto, a frustração do professor tem aumentado com a baixa de doações e também pela falta de parceiros e voluntários no auxílio de conserto e reformas dos eletrônicos. 

“Recebo todos os dias ligações e mensagens de estudantes solicitando equipamentos. Alguns, se preparando para o Enem, outros, para vestibulares. Não estamos recebendo telefones e smatphones pela falta de parceiros que prestem o serviço. É preciso que a campanha tenha continuidade, pois não resolvemos nem 1% do problema. Precisamos de mais equipamentos e mais voluntários, que sejam técnicos e entendam do assunto. A lacuna que existe entre os estudantes das escolas particulares e da rede pública é grande demais. Existem famílias que contam apenas com um telefone para o uso de todos”, explicou. 

Interessados em fazer parte desta rede, com doações ou mesmo como voluntário, podem entrar em contato com o professor Valter pelo telefone (51) 98563-0039 

Deixe uma resposta