Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Bancos de sangue estão com os estoques baixos em Passo Fundo

Serviço de Hemoterapia do HSVP e Hemopasso organizam campanhas internas para engajar doadores

A doação de sangue diminuiu muito nos últimos meses em escala mundial, desde o início do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Exemplo disso são as campanhas realizadas pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo e o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso para tentar reabastecer seu banco de sangue.

Conforme a Hematologista e Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, neste ano, a campanha de doação de sangue do Serviço de Hemoterapia aborda a questão do sangue raro.

“Trazemos a frase ‘Quando não existe doador, todo sangue é raro’, para reforçar a ideia de que se não houver doadores, o sangue, seja qual for seu tipo, se torna uma raridade”, explica.

Além disso, Dra. Cristiane ressalta a ampliação do cuidado neste período da pandemia na desinfecção do ambiente e no agendamento de horários para evitar aglomerações. “Buscamos alternativas para manter todos os cuidados em nossa estrutura física, desinfecção e ampliação dos agendamentos. Tudo isso para ressaltar a importância desse gesto solidário”, aponta.

Já o Hemopasso realiza uma campanha conjunta com o Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo e busca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- para reposição do estoque, considerado em nível crítico, e atendimento a quem precisa.

Com isso, a equipe do Hospital de Clínicas trabalha no Hemopasso nos próximos sábados do mês de agosto (08 e 15), das 08h às 13h para apoiar a campanha de doação de sangue e a realização das coletas.

COMO DOAR

O Serviço de Hemoterapia do HSVP está localizado no 6º andar do Prédio da 15 de Novembro. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (54) 3316-4087.

As doações no Hemopasso precisam ser agendadas visando a segurança de todos, a fim de evitar aglomerações e respeitando todas as medidas de isolamento social. O agendamento deve ser realizado por telefone ou WhatsApp – 54 99671 9867.

QUEM PODE DOAR

Pessoas entre 18 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg podem doar sangue. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

*Fonte: Diário da Manhã

Deixe uma resposta