Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Quatro cidades gaúchas estão entre os 45 destinos mais desejados pelos brasileiros

Gramado é o local que gera mais interesse nos viajantes do país

Viajar tem sido uma missão complicada para os brasileiros nos dias atuais. A crescente aceleração do contágio pelo coronavírus no país tem imobilizado economias e a movimentação de turistas. Entretanto, sonhar com prováveis destinos de férias para renovar as energias ainda é permitido e necessário. E, neste mundo de destinos desejados, GramadoCanelaBento Gonçalves e Porto Alegre aparecem na lista dos 45 locais mais procurados por brasileiros, segundo pesquisa realizada entre os meses de maio e junho, pela Booking, agência de viagem online.

Gramado é a queridinha dos brasileiros. O município da serra gaúcha desponta entre os cinco destinos mais desejados do Brasil – juntamente com as localidades de Rio de Janeiro; Campos do Jordão, em São Paulo; Monte Verde, em Minas Gerais; e Porto de Galinhas, em Pernambuco.  O levantamento analisou também quais eram, por região, as viagens mais desejadas por brasileiros. Na região Sul, novamente, Gramado lidera a lista, enquanto FlorianópolisCuritiba, Balneário Camboriú e Canela completam o pódio.  

O estudo revela que a pandemia fez com que o brasileiro olhasse com mais atenção e curiosidade para suas próprias alternativas de lazer e descanso. Isso porque a procura por destinos domésticos estiveram presentes em 83% das listas de viagens, entre maio e junho, segundo a plataforma. No mesmo período do ano passado, esse percentual era de 68%.  

Luiz Cegato, Gerente de Comunicação da Booking para a América Latina, afirma que, de modo geral, há uma tendência de que haja maior interesse, em um primeiro momento, por viagens nacionais, visto que a retomada do turismo se dará de maneira heterogênea nos países. 

— Quando comparamos dados deste ano com os do ano passado, vemos que os brasileiros estão motivados para visitar e conhecer melhor seu próprio país. As viagens podem estar em pausa durante estes tempos, mas dados da Booking revelam que isso não impediu pessoas de todo o país de sonharem com suas próximas aventuras. E, quando se fala em viagens nacionais, estamos falando, inclusive, de viagens de curta distância, dentro de uma região ou Estado — diz. 

Outro estudo que reforça o interesse nacional pelo Rio Grande do Sul foi o trabalho feito pelo Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens. Segundo dados da pesquisa, divulgada no início deste mês, 31,85% dos viajantes brasileiros pretendem visitar o Nordeste, 14% pretendem conferir as praias regionais, 7,64%, a serra gaúcha e 6,69%, o Rio de Janeiro.  

Para Cegato, a euforia e curiosidade de turistas em relação a Gramado estão atreladas a sua culinária e às inúmeras possibilidades de lazer: 

— As opções de passeio e o turismo rural e sustentável, seguindo as diferentes tendências globais de viagem, atraem os turistas. Por isso, a região é encontrada em diferentes pesquisas e está tão bem ranqueada. Em julho de 2019, por exemplo, o Lago Negro ocupava a sexta posição na lista dos sete pontos turísticos nacionais favoritos do brasileiro.  

Gramado, inclusive, está entre os destinos da América Latina mais cobiçados pelos turistas do mundo e entre as cem viagens mais presentes nas listas dos viajantes em nível global. O estudo da Booking apontou ainda que, das cidades da região Sul, Florianópolis, Bombinhas e Foz do Iguaçu são as localidades que mais geram interesse dos viajantes argentinos.  

Para realizar o estudo, a Booking.com analisou as milhões de listas de viagem com mais de 120 mil destinos diferentes.  

Destinos nacionais mais desejado pelos brasileiros, segundo a Booking 

  1. Gramado (RS) 
  2. Rio de Janeiro (RJ) 
  3. Campos do Jordão (SP) 
  4. Monte Verde (MG)  
  5. Porto de Galinhas (PE) 

*Fonte: GaúchaZH

Deixe uma resposta