Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Centro socioeducativo de Passo Fundo conquista 1º e 2º lugares no 1º Campeonato de Xadrez Online

Xadrez é importante ferramenta de inclusão social, muito utilizado entre as unidades da Fase

O Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) encerrou o 1° Campeonato de Xadrez Online da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Dois jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo conquistaram os primeiros lugares. O terceiro ficou com o Case de Santa Maria e o quarto, com o Case de Novo Hamburgo. Os vencedores receberam medalhas, e o primeiro lugar também conquistou um troféu.

Ao todo, foram disputadas 59 partidas entre a fase classificatória, quartas de final, semifinal e final. Dezenove participantes de 10 unidades se inscreveram para o campeonato: CIPCS, POA 1, POA 2, Novo Hamburgo, Caxias, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana e Passo Fundo. O encerramento foi na sexta-feira (3).

Inclusão

O xadrez é uma importante ferramenta de inclusão social e muito utilizada entre as unidades da fundação. Durante as oficinas, se ensinam técnicas, valores e se procura fazer um paralelo com a própria vida dos jovens, onde cada jogada tem um reflexo positivo ou negativo no jogo ou na vida de cada um.

O campeonato possibilitou que os adolescentes aprimorassem seus conhecimentos no jogo de xadrez e interagissem com suas equipes e equipes de outras unidades com o uso do computador. Além disso, a modalidade on-line trouxe uma experiência totalmente nova aos adolescentes e aos funcionários. “A Coordenação Pedagógica, por meio do Nelce, parabeniza todos os diretores, equipe técnica (PEFS e pedagogos) e agentes socioeducadores que realizam oficinas de xadrez nos Cases e se empenharam para realização do evento de modo inédito, possibilitando interação esportiva entre as unidades neste difícil momento de pandemia. Com este evento se abrem novas possibilidades para treinamentos futuros e o aprimoramento de técnicas do esporte na modalidade EAD”, disse o coordenador do núcleo, Alexandre Tristão.

Cada unidade pôde inscrever dois adolescentes no campeonato, mas, antes disso, fizeram seletivas internas dentro das unidades. Dessa forma, a estimativa é de que mais de 200 adolescentes se beneficiem do xadrez dentro das unidades, seja por oficinas ou torneios internos.

*Fonte: jornal O Nacional

Deixe uma resposta