Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Podcast diário para crianças, com foco em histórias e saberes da Amazônia é lançado pela UNICEF

No dia 5 de junho, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou um podcast diário voltado para crianças. O foco é na cultura da Amazônia brasileira, misturando histórias indígenas, ribeirinhas e quilombolas com os saberes da região. A data escolhida para o lançamento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com 24 episódios de cerca de 30 minutos, a série é apresentada pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares. Os programas são divididos em quatro eixos temáticos: Amazônia Indígena, Viveres Ribeirinhos, Quilombos da Amazônia e Amazônia Encantada.

Voltado para crianças em fase pré-escolar e em processo de alfabetização, os programas são uma forma de aproximá-las desde pequenas às diferentes culturas e saberes que formam a Amazônia Legal. Os conteúdos abordam também reflexões sobre dificuldades enfrentadas durante a infância na região.

“Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, comenta Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

A iniciativa faz parte do programa “Deixa que Eu Conto”, um programa que leva histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias em tempos de coronavírus através do rádio e da internet. Os podcasts estão disponíveis gratuitamente através do Spotify e do Youtube, com episódios diários.

Rádios também poderão acessar os conteúdos e realizar download gratuito através do site oficial da iniciativa. Os quadros podem ser editados livremente pelas emissoras interessadas em transmiti-los, para que se encaixem no tempo disponível na programação.

Ouça um dos programas com foco na Amazônia abaixo. 

Deixe uma resposta