Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde: 234 casos de coronavírus no Brasil – 11 no RS

Sobe para 11 o número de casos confirmados de coronavírus no RS

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), que o Brasil tem pelo menos 234 casos confirmados de coronavírus. Há 189 registros no Sudeste – que concentra 81% dos casos –, 21 no Sul, 18 no Centro-Oeste, sete no Nordeste e um no Norte.

O número, entretanto, irá aumentar. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais três casos de Covid-19 e o Rio Grande do Sul tem 11 pessoas com a doença. Todos eles são moradores de Porto Alegre. No início da tarde desta segunda-feira (16), eram oito casos confirmados.

Os novos pacientes são: um homem de 28 anos, que viajou para a França, um jovem de 18 anos, que esteve na Inglaterra e na Escócia, e um idoso de 66 anos, que foi aos Estados Unidos e possui doença prévia cardiovascular.

Segundo a SES, nenhum deles precisou de internação hospitalar.

A primeira pessoa que foi diagnosticada com coronavírus no Estado, um paciente de Campo Bom, está curada. No entanto, ela vai continuar aparecendo na plataforma como um caso confirmado de coronavírus, uma vez que o Ministério da Saúde não fará um levantamento de pessoas curadas, a menos que elas tenham sido internadas em hospitais.

Ao todo,15 Estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. A idade média dos 234 infectados é de 40 anos: 54% dos casos têm essa idade ou são mais novos.

A transmissão comunitária ou sustentada – quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear a origem da infecção – já é verificada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Há no Brasil 26 casos de transmissão comunitária, o que representa 12% do total de infectados. São 13 em São Paulo, oito casos no Rio e cinco no Distrito Federal.

54% dos casos são importados
O balanço aponta que 54% dos casos são importados (128). E 34% envolveram transmissão local – quando alguém adquire o vírus sem ter viajado ao Exterior, mas tem contato com alguém doente –, verificados em São Paulo, no Rio, em Santa Catarina, na Bahia e no Mato Grosso do Sul. O Brasil tem ainda 2.064 casos suspeitos e 1.624 descartados da doença. O RS registra 119 casos suspeitos. Outros 218 foram descartados.

O Ministério da Saúde anunciou ainda que vai começar hoje a distribuição do primeiro lote de leitos extras de UTI para os Estados: dos 2 mil inicialmente previstos, 540 começam a ser encaminhados para as 27 unidades da federação já neste mês. Nesta semana, o primeiro lote com 200 leitos será enviado e outros 240 ficarão para a próxima semana. A primeira leva servirá como reserva técnica, para ser montada quando a capacidade normal do SUS se esgotar nos Estados.

Além disso, o governo decidiu proibir a exportação de equipamentos que ajudam os pacientes internados a respirarem dentro das UTIs, os chamados respiradores ou ventiladores. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que o Ministério da Economia vai zerar o imposto de importação sobre produtos de UTI.

Vagas e leitos para o RS

O Ministério da Saúde anunciou também que vai liberar mais R$ 432 milhões para os Estados, que deverão ser usados na compra de equipamentos, leitos de UTI, contratação de pessoal e de serviços para combater os avanços do coronavírus no Brasil.

O valor destinado para o Rio Grande do Sul é de cerca de R$ 24 milhões e vai ser disponibilizado após apresentação de plano de gastos do governo do Estado ao Ministério da Saúde. Além disso, a partir de hoje o Rio Grande do Sul vai receber do ministério 30 dos 540 leitos locados para todos os Estados do país. O RS vai receber esses leitos por seis meses, prorrogáveis por mais seis meses. Eles atenderão exclusivamente pacientes com sintomas graves de coronavírus e passarão a funcionar no fim deste mês.

*Fonte: GaúchaZH e G1.

Deixe uma resposta